Domingo - 23 de Novembro de 2014
  1. Início
  2. Quem Somos
  3. Trabalhos
  4. Loja Virtual
  5. Orçamentos
  6. Parceiros

Trabalhos

Omega de Bolso

Omega de Bolso

Acompanhe o processo de restauração deste raro Omega de bolso Cal. 161.

Este relógio sofreu uma queda de um móvel e este mesmo móvel caiu sobre o relógio causando o empenamento de seu mecanismo e a destruição do seu mostrador e caixa.

A caixa original foi recuperada e novamente folheada em ouro no mesmo tom original. Um novo mostrador foi feito baseado no original. Novos ponteiros foram providenciados e o mecanismo teve de ser totalmente desmontado e gabaritado para voltar nas dimensões originais e permitir o funcionamento correto. Peças originais foram importadas para substituir as perdidas durante este acidente.

Um belo trabalho de paciência e dedicação.

Ver datalhes da Restauração

Despertador Doxa

Despertador Doxa

Restauração de um relógio despertador de viagem da marca Doxa.

Esta bela peça dos anos 50 estava há muito guardada sem funcionamento, o que causou a oxidação de suas peças ferrosas e a deterioração de seu estojo em couro natural.

A peça foi completamente desmontada e todos os detalhes foram restaurados. O mecanismo foi todo refeito e as peças ferrosas substituídas e algumas construídas em nossa oficina. Um novo mostrador foi feito, ponteiros foram reformados, as peças cromadas foram refeitas e as banhadas em ouro também. A estrutura do estojo foi cromada novamente e o botão folheado em ouro como no original.

Chamo especial atenção o trabalho primoroso executado no estojo pela nossa empresa parceira Cartonnage (www.cartonnage.com.br). Empresa especializada na restauração de livros antigos e documentos, restaurou nos mínimos detalhes o estojo.

Ver datalhes da Restauração

Kienzle

Kienzle de Parede

Restauração completa de um Relógio de parede Kienzle todo em Madeira do Século XVIII.

Este relógio foi trazido ao Brasil pela família Schmidt no século passado e após sofrer ação da água e do tempo parou de funcionar e teve o seu mostrador deteriorado.

Esta peça tem a característica de ter o seu mecanismo composto de platinas de madeira. Era um relógio de camponeses feito à mão.
O mecanismo foi completamente recuperado e o seu mostrador todo refeito e envelhecido digitalmente mantendo a sua originalidade de mais de um século.

Ver datalhes da Restauração

Blessing

Blessing

Acompanhe o processo de restauração completo de um Despertador Alemão Blessing.

Essa peça chegou até a Lucchini Restaurações com mecanismo travado e com a caixa em bronze apresentando várias rachaduras. Após a desmontagem a primeira coisa a ser feita foi a solda interna da caixa para posterior polimento e banho anti-oxidação.

O mecanismo foi ajustado e recebeu novos componentes como novas cordas e um eixo de balanço. Todos os mancais de bronze foram embuchados para garantir o perfeito funcionamento da máquina. A empresa objetiva a restauração na riqueza do detalhe e não apenas o conserto da peça.

Ver datalhes da Restauração

Cuco - 1959

Cuco H

Restauração completa de um relógio Cuco “H” em detalhes.

Esta peça tem sua fabricação em meados dos anos 50’s e durante o passar dos anos recebeu várias camadas de verniz sem que as anteriores fossem removidas, também sofreu quedas que romperam sua moldura em diversos lugares e foi atacado por cupins como demonstram as fotos. A restauração em si consiste em trazer a peça à sua aparência original, assim sendo, todo verniz te de ser removido para que a madeira apareça revelando não só a sua aparência, mas até o seu perfume. Nessa condição se pode efetuar um reparo correto das peças. Uma vez recuperada a caixa e a moldura passamos à restauração da máquina, que é ajustada e calibrada fora da caixa. Após a certificação de seu perfeito funcionamento se parte para a recuperação dos detalhes como o mostrador, pássaro e pesos como se observa mais adiante. Esse exemplo evidencia a diferença entre o conserto de um relógio e a sua completa restauração.

Ver datalhes da Restauração

Roskopf

Roskopf Patent

Este lindo relógio de bolso foi encontrado após a demolição das fundações de uma antiga casa. Acompanhe o renascimento de um ícone da Horologia. 

Esse Roskopf Patent estava relativamente bem conservado com relação à máquina, mas com sua caixa em níquel com muitos amassados e faltando alguns componentes de seu mecanismo. A caixa foi completamente desamassada e polida de forma que ficou como nova. O mostrador foi restaurado, assim como seus ponteiros. Quase todas as peças que faltavam estavam em nosso estoque, porém a tige foi feita sob medida em nossa oficina. A máquina foi revisada, ajustada e tratada quimicamente para eliminar toda oxidação causada pelo tempo e umidade. Após montada ela é calibrada eletronicamente pelo “Vibrograf” e depois de confirmado seu perfeito funcionamento ela é montada na caixa já com um novo cristal.

Ver datalhes da Restauração

Silco de Parede

Carrilhão Silco

Acompanhe a restauração deste belo Carrilhão Musical Silco

Aqui temos um exemplo de recuperação tanto da caixa como do mecanismo de um carrilhão musical da marca Silco. A caixa estava com várias camadas de verniz sobrepostas, um crime para uma caixa que originalmente é apenas encerada para não perder o seu perfume e beleza. Também havia marcas de tinta látex, certamente causadas por pintores de parede “pouco profissionais” que não se preocuparam em retirar o relógio da parede antes de executar a pintura. Enfim, a caixa foi completamente decapada e após a aplicação de quatro demãos de seladora foi encerada com cera de carnaúba.

O mecanismo foi completamente desmontado para limpeza, ajuste e lubrificação. O mostrador em bronze foi polido e tratado com banho anti-oxidante. O relógio fica em teste por, pelo menos, uma semana antes de ser entregue junto com seu certificado de garantia.

Ver datalhes da Restauração

Despertador Westclox

Despertador Westclox

Acompanhe a restauração externa deste belo despertador.

Apesar de não estar funcionando quando o recebemos a recuperação do mecanismo foi relativamente simples. O desafio foi a recuperação da caixa feita de metal que apresentava grandes sinais de desgaste. Após a completa desmontagem as peças são polidas à mão com “rouges” especiais de polimento e em várias fases, uma para remoção das camadas oxidadas, remoção dos riscos do metal, polimento e preparação em si e a última para brilho. Note que até as peças plásticas, como fundo do relógio, recebem tratamento.

Ver datalhes da Restauração

Carrilhão Ansonia

Carrilhão Ansonia

Acompanhe a completa construção da caixa de um carrilhão Ansonia popularmente conhecido como “Oito da Vovó”.

Este belo relógio Ansonia foi completamente atacado por cupins e sua caixa foi irremediavelmente destruída. Uma nova caixa teve de ser construída de acordo com a antiga para não perder sua originalidade e sonoridade. O cliente nos solicitou que as portas fossem feitas em mogno, e assim foi feito. A caixa original foi desmontada e literalmente copiada como se pode ver nas fotos. Até mesmo os detalhes foram torneados em nossa oficina. Nesse caso o cliente não solicitou o restauro do mostrador para manter a originalidade de forma que executamos apenas a revisão do mecanismo.

O resultado, além de muito belo, tem certificado de garantia por 20 anos! Madeiras de primeira linha com tratamento anti-cupim.

Ver datalhes da Restauração

Omega de Bolso

Omega de Bolso

Restauração trabalhosa, minuciona e muito gratificante deste belo Omega de bolso.

Recebemos este relógio muito danificado e faltando várias peças. Foi um dos mais difíceis desafios já enfrentados pela Lucchini Restaurações, primeiro pela sua condição, depois por ser muito antigo. Pela sua numeração de série remonta os anos 20’s e mesmo os fornecedores que temos na Suíça já não tinha mais peças para ele. Enfim, como temos por filosofia sempre apresentar uma solução para o cliente, aceitamos o desafio e muitas peças foram literalmente feitas à mão em nossa oficina. Após oito meses de trabalho árduo e pesquisas nos manuais de época que dispomos, conseguimos colocar a máquina em funcionamento perfeito e partimos para os detalhes de caixa, mostrador, ponteiros etc. Finalmente, após um ano e meio, o resultado está ai apresentado em fotos e no depoimento sincero deixado pelo seu proprietário que muito nos honrou.

Ver datalhes da Restauração

Omega Seamaster

Omega Seamaster

Veja a restauração de um lindo Omega Seamaster Automatic em aço.

Recebemos este relógio com mecanismo bem conservado, porém descaracterizado pela perda da coroa original, mostrador ruim e cristal opaco. Uma vez recuperado o mecanismo partimos para o tratamento da caixa de aço. A mesma é polida em vários estágios para recuperar seu brilho original. Após uma pesquisa encontramos a coroa timbrada original que saiu de série nesse modelo de acordo com seu número de série.

O mostrador é restaurado de acordo com o original e todo o conjunto é montado e deixado em teste no simulador de movimento por, pelo menos, cinco dias. Após certificado seu perfeito funcionamento a peça é encaminhada para o cliente com seu certificado de garantia total.

Ver datalhes da Restauração

Zenith de Bolso

Zenith de Bolso

Restauração completa de um Zenith de bolso em níquel

Este relógio estava parado há pelo menos 30 anos, assim sendo o mecanismo estava travado e com suas peças ferrosas enferrujadas. A caixa recebeu tratamento químico e foi desamassada. O mostrador foi restaurado e seu mecanismo completamente restaurado. O resultado é sempre belo e garantimos o funcionamento perfeito dos serviços executados.

Ver datalhes da Restauração

Le Salève

Le Salève de Bolso

Restauração completa de um Relógio de bolso Le Salève.

Este relógio chegou até nós muito estragado por ferrugem e faltando o “chaussée” da roda “cânon”, engrenagem central do sistema de ponteiros, juntamente com seu eixo principal, sem falar no cabelo do balanço, “tiger” e outras peças internas.

Pela sua numeração de série e mecanismo estimamos o ano de fabricação entre 1920 e 1930. Naturalmente algumas peças não foram encontradas e a solução foi fazer as engrenagens e eixos aqui em nossa oficina.

Por sorte encontramos um cabelo equivalente. Sua caixa em prata foi soldara e restaurada assim como o mostrador em sua cor original. Um novo jogo de ponteiros foi colocado de acordo com os padrões de época e pintados para dar destaque no mostrador em com dourada. Por fim, eis o resultado, muito feliz, dessa empreitada.

Ver datalhes da Restauração